ABERTURA

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Sonda entrou com sucesso a órbita de Marte





Esta imagem mostra um conceito do artista da NASA Mars Atmosphere and Volatile missão Evolution (MAVEN). Crédito de imagem: NASA / Goddard Space Flight Center


Da NASA Mars Atmosphere and Volatile Evolução (MAVEN) sonda entrou com sucesso a órbita de Marte em 19:24 PDT (22:24 EDT) domingo, 21 de setembro, onde agora vai se preparar para estudar a atmosfera superior do planeta vermelho como nunca feito antes . Maven é a primeira nave espacial dedicada a explorar a atmosfera superior de Marte tênue.
"Como o primeiro satélite dedicado a estudar a atmosfera superior de Marte, MAVEN vai melhorar muito a nossa compreensão da história da atmosfera marciana, como o clima mudou ao longo do tempo, e como isso influenciou a evolução da superfície e as condições de habitabilidade potencial de o planeta ", disse o administrador da NASA Charles Bolden. "Ele também irá informar melhor a futura missão de enviar seres humanos ao planeta vermelho em 2030."
Depois de uma viagem de 10 meses, a confirmação de inserção em órbita com sucesso foi recebido a partir de dados observados Maven no centro de operações da Lockheed Martin em Littleton, Colorado, bem como de acompanhamento de dados monitorados na facilidade de navegação Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia. Os dados de telemetria e rastreamento foram recebidos pela antena da estação Deep Space Network da NASA, em Canberra, Austrália.
"A Nasa tem uma longa história de descobertas científicas em Marte e com a chegada segura de MAVEN abre um novo capítulo", disse John Grunsfeld, administrador associado astronauta e da Diretoria de Missões Científicas na sede da NASA da agência em Washington. "Maven irá complementar outros exploradores e robóticos de Marte da NASA os de nossos parceiros em todo o mundo-para responder a algumas questões fundamentais sobre Marte e vida fora da Terra."
Após a inserção em órbita, MAVEN começará a fase de comissionamento de seis semanas que inclui manobras em sua órbita ciência final e testar os instrumentos e
comandos ciência de mapeamento. PERITO então começará sua missão principal uma Terra-ano, tendo as medições da composição, estrutura e fuga de gases na atmosfera superior de Marte e sua interação com o sol eo vento solar.
"Demorou 11 anos a partir do conceito original para o Maven para agora ter uma nave espacial em órbita em Marte", disse Bruce Jakosky, investigador principal MAVEN com o Laboratório de Física Atmosférica e Espacial da Universidade de Colorado, Boulder (CU / LASP). "Estou muito feliz de estar aqui com segurança e sucesso, e ansioso para começar a nossa missão ciência".
A principal missão inclui cinco campanhas "deep-dip", em que periapsis do Maven, ou menor órbita altitude, vai ser reduzido de 93 milhas (150 quilômetros) a cerca de 77 milhas (125 quilômetros). Estas medidas irão fornecer informações para baixo, onde as atmosferas superiores e inferiores se encontram, dando aos cientistas um perfil completo do nível superior.
"Este foi um grande dia para MAVEN", disse David Mitchell, gerente de projeto Maven a partir de Goddard Space Flight Center da NASA, em Greenbelt, Maryland. "Estamos muito animado para participar da constelação de naves espaciais em órbita em Marte e na superfície do planeta vermelho. Fase de comissionamento irá manter a equipe de operações ocupado para as próximas seis semanas, e então nós vamos começar, finalmente, a fase científica da missão. Parabéns à equipe por um trabalho bem feito hoje ".
PERITO lançado 18 de novembro de 2013, da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, levando três pacotes de instrumentos. As partículas e campos Package, construído pela Universidade da Califórnia em Berkeley, com o apoio da CU / LASP e Goddard, contém seis instrumentos que caracterizam o vento solar ea ionosfera do planeta. O Pacote de Sensoriamento Remoto, construído por CU / LASP, irá identificar características presentes em toda a atmosfera superior e ionosfera. O gás neutro e Ion Mass Spectrometer, fornecido pelo Goddard, irá medir a composição e isótopos de partículas atômicas.
Investigador principal da nave espacial se baseia no CU / LASP. A universidade disponibilizou dois instrumentos científicos e conduz as operações científicas, bem como a educação e sensibilização do público, para a missão.
NASA Goddard Space Flight Center gerencia o projeto e também forneceu dois instrumentos científicos para a missão. Lockheed Martin construiu a nave espacial e é responsável pelas operações de missão. O Laboratório de Ciências Espaciais da Universidade da Califórnia em Berkeley desde quatro instrumentos científicos para Maven. JPL fornece navegação e apoio Deep Space Network, e Electra relé telecomunicações hardware e operações. JPL, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia o Programa de Exploração de Marte da Nasa.
Para saber mais sobre a missão MAVEN, visite:
http://www.nasa.gov/maven

e

http://mars.nasa.gov/maven/

Nenhum comentário:

Postar um comentário